quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bem-vindo(A)a "Astronomia na ponta da língua".Nesse Blog falarei sobre o universo e a astronomia.Vamos começar pelas as estrelas.


                    As estrelas
Se você olhar para o céu numa noite com condições atmosféricas favoráveis,verá as estrelas.Parece haver milhares delas!
Na verdade,você estará vendo apenas as estrelas mais brilhantes.Se nossa visão não fosse limitada,Conseguiríamos ver não apenas milhares,mas trilhões de estrelas.O que é um trilhão?O número dez tem um zero,o número mil três zeros(1.000).Um trilhão tem 12 zeros(1.000.000.000.000).São inúmeras estrelas!

A forma mais fácil de definir uma estrela é imaginar uma enorme bola de gases quentes.As estrelas são grandes aglomerações de gases,como hidrogênio e hélio,que foram se juntando lentamente pela força da gravidade.As estrelas contêm também outros elementos,como cálcio e ferro,mas em quantidades menores.Ao verificar o que existe no interior de uma estrela,percebe-se que há diferenças entre elas.No ocorrem reações nucleares que são são responsáveis pela sua estabilidade,brilho e evolução.Essas reações nucleares liberam grande quantidade de energia,que dá origem a luminosidade que observamos.Quando há presença de bastante quantidade de gás em seu interior,a pressão faz com que ele comece a queimar e faça a estrela brilhar como que as vemos no céu.

Quando a estrela começa a "Queimar" em seu interior,ela não pode incorporar mais gases.Ela queima gás em seu interior durantes anos-ás vezes,por alguns milhões de anos ou mais.

                           Uma estrela nasce...e morre


Assim como o sol,as estrelas são quentes.Isso ocorre porque elas queimam gases o tempo todo.Depois de muitos anos,esse gases que funcionam como "Combustível",se queimam por completo e as estrelas vão "Apagando" até isso acontecer elas passam por vários estágios.Saiba quais são eles.
Protoestrelas
.No início de seu desenvolvimento as estrelas são chamadas de Protoestrelas.Nesse estágio,elas ainda nem estão queimando e nem brilhando,mas vão ficando mais densas á medida que a poeira e os gases se aglomeram ao seu redor.A estrela está prestes a se formar.
 
                                                                                         Anã marrom
.Quando uma estrela reúne bastante material e está bem compacta,começa a brilhar.Uma estrela que nunca chega a esse estágio é chamada de anã marrom.Essas estrelas não se tornam bolas reluzentes,permanecendo bolhas escuras de poeira e gás.
                                                                         Gigantes azuis
Anã vermelha

.Com o passar do tempo,as estrelas vão ficando maiores mas vão perdendo o brilho de estrelas gigantes.Durante  o ciclo de vida da estrela,as que são mais quentes e brilhantes são chamadas de gigantes azuis.Elas queimam gases em seu interior mais rapidamente e duram apenas algum milhões de anos.Uma gigante vermelha tem menos energia,brilha menos e pode durar bilhões de anos,porque gasta sua energia mais lentamente do que uma gigante azul.No meu de seu ciclo de vida,o sol é uma estrela classificada como anã amarela.
                                              Supergigante
.As estrelas maiores,chamadas e supergigantes podem ser centenas de vezes maior do que o sol.
                                                                                             Anã branca
Antes de queimarem completamente os gases em seu interior,algumas estrelas diminuem de tamanho e se transformam em anãs brancas.Quando seu combustível se esgota,a anã branca se transforma numa anã negra
Supernova
.Estrelas maiores,em vez de diminuírem de tamanho e se transformarem em anãs,explodem e se transformam em supernovas.Essas estrelas,eclosões brilhantes,duram normalmente apenas algumas semanas.São raras e,quando surgem,emocionam os cientistas.
Você sabia...
Você sabia que existe a estrela binária?A estrela binária são duas estrelas que giram uma em torno da outra e você sabia que existe os estágios de vida:Gigantes,Subgigantes,Subanãs e Gigantes brilhantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário